sábado, 4 de outubro de 2008
Museu do homem americano
Este ano o Museu do Homem Americano completa dez anos de existência. Desde sua inauguração em 27 de julho de 1998, tem como funções apresentar à sociedade os resultados de mais de 30 anos de pesquisas arqueológicas no sudeste do Piauí e preservar as descobertas que fomentaram novos paradigmas do povoamento das Américas.
Em comemoração a esta data a Fundação Museu do Homem Americano disponibiliza para os internautas um ensaio fotográfico que exibe parte das riquezas históricas e pré-históricas que compõem o acervo do Museu.
http://www.fumdham.org.br/
Ampliar as discussões sobre Ensino, Memória, Arquivos, Acervos, Bens Culturais, Arte, Africanidades, Educação Patrimonial e Ambiental. Este foi o objetivo do Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural, realizado de 17 a 22 de agosto, em Teresina (PI).
Na palestra o “O estado da arte das pesquisas arqueológicas na região do Parque Nacional Serra da Capivara”, ministrada dia 18/08, a arqueóloga Niède Guidon apresentou aos congressistas dados sobre o povoamento da região da Serra da Capivara.
De acordo com Niède o povoamento desta região foi antigo e contínuo, originando diferentes grupos humanos e uma concentração de sítios arqueológicos única no mundo. “O caráter multidisciplinar da pesquisa, a formação de pessoal técnico e o trabalho em tempo integral permitem a obtenção de muitos dados, essenciais para o estudo dos tipos humanos que aqui viveram, sua tecnologia e cultura”, explanou Niède.
A evolução climática da região, que permitiu a utilização do território pelos diferentes grupos humanos, em sucessivas épocas, também foi um dos objetos de estudo apresentados pela arqueóloga.
www.fumdham.org.br/colunas/congresso_historia.asp
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário